A palavra aprender e consigo complementam-se de uma forma fantástica. Não conheço outra língua onde consigo (verbo) e consigo (pronome pessoal) funda tão bem o significado de concretizar, que só é possível com a participação dos outros. Aprender é uma constante interacção entre processos individuais e colectivos, o que leva ainda mais longe a palavra consigo (de conseguir, de convosco e de si para si). Este é um blogue sobre os processos subjacentes a aprender: de mim comigo e de mim consigo!
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Como pode contribuir a internet para democratizar conteúdos complexos?
A Internet vai democratizar conteúdos complexos, como só o livro o fez ao longo da história.
A invenção da escrita permitiu guardar, de forma perene, informação que, de outra forma, se perderia com a inevitável morte de cada individuo.
A perda de informação na tradição oral era tal que o fluxo de uma descoberta era limitado ao contexto geográfico e temporal próximo de quem a fazia. Na melhor das hipóteses era partilhado oralmente com as gerações mais novas ou com as tribos mais próximas. Algumas invenções, normalmente materiais, percorriam de mão em mão maiores distâncias.
O fluxo de informação era, por isso, lento e sujeito a revés, se quem a detinha não a queria partilhar ou morria antes de o conseguir fazer.
A escrita permitiu dar perenidade (geográfica e temporal) às aprendizagens, permitindo uma forma fácil de partilha. A acumulação de saberes ao longo do tempo permitiu a evolução das sociedades.
Mais tarde a palavra impressa veio acelerar o processo, permitindo, de uma forma rápida (para a altura), fazer várias cópias da mesma informação.
A Internet veio acelerar e alargar ainda mais este processo. Veja como...
Imagine quanto tempo demorava fazer chegar uma cópia de uma página escrita a 1 milhar de pessoas. Hoje, pode fazê-lo quase instantaneamente.
Imagine quanto tempo demoraria fazer chegar cópias escritas de um livro. Hoje um e-book, pode ser distribuído instantaneamente, quase sem custos.
Agora imagine quanto tempo demorava para ter acesso a um documentário há 20 anos e de como não controlava esse acesso, pois estava dependente de distribuidores, de um canal de televisão e de ter tempo para estar no lugar certo, à hora certa para o conseguir ver.
A Internet democratizou esse acesso, não só porque cópias de conteúdos simples e complexos se tornaram instantâneas (textos, sons, imagens, vídeo, animações, aplicações- ver blogue "Recursos Educativos Digitais"), mas também porque muitos deles se estão a desenvolver num modelo de negócio aberto em que o utilizador não paga diretamente para os utilizar (estando em regra associados a processos de financiamento por publicidade).
Também as ferramentas disponíveis, permitem que cada um de nós possa ser produtor de conteúdos que nunca teria imaginado produzir há 20 anos - a web 2.0.
Este blogue é um conteúdo produzido com uma ferramenta simples que permite instantaneamente disponibilizar este texto a um público potencial enorme.
Mas produzir conteúdos mais complexos tem-se tornado cada vez mais simples: editar som, vídeo (há anos só possível em grandes estúdios) é hoje acessível ao mais comum dos mortais, também com acesso a aplicações abertas (algumas gratuitas e que nem precisam de instalação - ver o blogue "O meu pc virtual").
Cada vez mais aparecem aplicações que também permitem construir recursos interativos de forma simples, algumas gratuitas e sem necessidades de instalação.
Esta democratização do acesso e da produção vai colocar à disposição dos alunos conteúdos de qualidade à distância de um clique, o que vai possibilitar, de forma simples, a diferenciação pedagógica, veja como aqui!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário